sábado, 20 de abril de 2024
História..

O início da ocupação da região do atual município de Santa Helena de Minas se deu na primeira metade do século XX. A região, coberta por densa floresta atlântica, atraiu a atenção de pessoas interessadas no comércio de madeiras nobres, típicas de regiões de mata atlântica. A esta exploração sucedeu-se a criação de áreas pastoris para a criação de gado vacum de leite e de corte. Na década de 1960, com o aumento populacional das fazendas, construiu-se o traçado urbano caracterizado por extensas ruas retilíneas cortadas perpendicularmente por pequenas ruas. Em 1995 o município emancipou-se de sua antiga sede. Atualmente, a cidade de Santa Helena de Minas caracteriza-se por ser uma das cidades mais dinâmicas do vale do Mucuri.

Santa Helena de Minas é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam santaelenense de minass.
O município se estende por 276,4 km² e contava com 6 366 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 23 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de MachacalisFronteira dos Vales e Bertópolis,Santa Helena de Minas se situa a 65 km a Norte-Oeste de Medeiros Neto a maior cidade nos arredores.
Situado a 284 metros de altitude, de Santa Helena de Minas tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 16° 59' 16'' Sul, Longitude: 40° 40' 43'' Oeste.
O prefeito de Santa Helena de Minas se chama MARCUS AURELIUS RODRIGUES.

Para todas as formalidades administrativas,você pode ir à prefeitura de Santa Helena de Minas Pça. Euclides Silveira Tolentino, 141. Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por email.